Está pensando em dar uma “cara nova” em algum ambiente da sua casa de maneira simples? Acompanhe essas dicas para usar quadros e fotos na decoração da sua casa.

 

Talvez os maiores questionamentos de quem pretende usar quadros na decoração sejam: onde pendurar um quadro, como posicioná-lo,  e se ele vai combinar com o restante da decoração? 

Para começar, precisamos entender que quadros são objetos íntimos e devem refletir a personalidade do morador da casa, desde o tamanho até o estilo vai dizer muito sobre seus gostos e preferências. 

Então, uma dica imprescindível é: demonstre sua personalidade no espaço, através da escolha dos estilos dos quadros e de todo o seu projeto de decoração, incluindo o acabamento das paredes (texturas, papel de parede, espelhos ou painéis). Não se prenda ao convencional, você pode deixá-los apoiados em uma bancada ou em um móvel por exemplo!

Mas antes, é preciso seguir algumas regrinhas para quando for usar quadros na sua decoração, aí vão algumas dicas essenciais!

 

ALTURA PARA PENDURAR

A altura certa para pendurar o quadro vai depender muito do local ou ambiente. Como regra geral, para ficar em uma linha boa de visão para todas as pessoas, o ideal é que se pendure o quadro de forma que seu centro fique a aproximadamente 1,60m do piso, assim ele fica em uma boa altura tanto para  as pessoas mais altas quanto para as mais baixas.  Mas se o seu  quadro estiver sobre o sofá deve-se deixar um espaço entre 20 e 25cm do encosto até a moldura para que ao sentar a pessoa não encoste a cabeça no quadro. Se for sobre uma cama ele deve estar cerca de 20cm acima da cabeceira se houver, caso contrário deve ser posicionado no mínimo a 1,5m do piso.

QUAL TIPO DE QUADRO IDEAL PARA CADA AMBIENTE?

 Corredores

É o local onde os quadros vão ser vistos de perto, portanto escolha quadros menores. Como se trata de um espaço mais reservado, na área íntima da casa, você pode usar fotos da família e de viagens por exemplo! Podem ser pregados/colados na parede ou apoiados em pequenas prateleiras, que também fica um charme! Vale a regrinha da altura da visão, a 1,6m do piso! O bom de usar fotos na decoração é que você pode mudar sempre que quiser!

Sala de Jantar

É um ambiente que podemos optar por quadros maiores, os temas mais comuns são de natureza, flores, paisagens e também os abstratos, mas não chega a ser uma regra! 

SALA DE ESTAR

É onde geralmente recebemos as visitas e é o primeiro ambiente da casa a ser visto por quem chega, use algo que combine com toda a decoração da casa e mostre um pouco da sua personalidade na escolha do tema. Os temas mais utilizados são paisagens, fotos de cidade e ainda a mistura de temas geométricos mais modernos. O tamanho é livre, mas deve ser proporcional ao tamanho da parede ou ao móvel que está próximo, como o sofá ou aparador. Podem ser compostos por partes, que chamamos de dípticos (2 partes) ou trípticos (3 partes), podendo ser grandes ou formando uma composição de vários quadros menores (mais indicados para instalação na parede). 

QUARTOS

É o ambiente mais íntimo da casa,  no quarto a escolha é sua,  você pode escolher o estilo e tamanho que deseja, inserir fotos, imagens da família, momentos marcantes, conquistas, viagens e ainda frases que representam um momento especial da sua vida!  

QUARTO DE CRIANÇA

No quarto de criança, o que vale é a imaginação. Quadros com imagens do filho ou de bichinhos são clássicos! Mas se você tem um filho artista em casa, emoldure alguns de seus rabiscos! Quadrinhos que formam conjunto também ornam muito bem seguindo o tema da decoração do quarto!

como fazer a composição com vários quadros na parede?

Você também pode apostar  em uma combinação com vários quadros de diferentes tamanhos. Delimite um espaço e crie uma linha imaginaria para eles,  sem deixar transparecer que estão alinhados, escolha um quadro principal (ou o maior) para ser instalado primeiro e a partir dele distribua o restante. É importante manter um alinhamento na distância entre os quadros.

Para não furar as paredes no lugar errado ou colar as fotos e se arrepender depois, marque antes o espaço que será usado, distribua as fotos/quadros no chão e determine onde será colocado cada um. Após finalizar o posicionamento, tire as medidas e marque as posições na parede com papel pardo e fita crepe. Verifique se ficou como você queria e só fure a parede quando tiver certeza da sua escolha. A dica serve para decoração com quadros de tamanhos variados ou tamanhos idênticos.

Aproveitem as dicas para renovar a decoração da sua casa! Você também pode pendurar os quadros em qualquer superfície, seja a parede pintada, com textura, papel de parede, painéis de madeira e/ou revestidas de espelho (neste caso você deve usar fita adesiva). Se você ainda tem alguma dúvida deixe aqui nos comentários que responderei!

Até a próxima!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, sou Carolina Lage!

Sou simplesmente apaixonada por decoração! Adoro estar junto da família! Receber amigos em casa e reunir pessoas queridas faz-me sentir realizada!

Meu trabalho consiste em realizar sonhos e minha maior alegria é participar deste sonho junto com o cliente! E você? Qual é o seu sonho? Vamos realiza-lo?

Checklist de Decoração

Baixe gratuitamente e receba 7 dicas essenciais para você decorar sua casa!

(31) 99777-9632  |  (31) 3789-3364

Av. Professor Mário Werneck, 2501, sala 702, Buritis - BH

 

© Carolina Lage – Todos os direitos reservados - Política de Privacidade.

Desenvolvido por AFETO DESIGN

×